25 setembro 2014

Cidadão das Nuvens

Por Thyago

Você já deve ter ouvido falar sobre projetos urbanísticos audaciosos, futurísticos e sustentáveis. Já deve também, estar cheio de ouvir sobre, e até hoje nunca ter visto um pronto, fora do papel. Bom, o que você lerá a seguir pode ser um dos primeiros projetos de "super-cidade" que promete, mesmo, sair do papel. Estamos falando do Cloud Citizen, traduzindo, Cidadão das Nuvens ~ ou algo do tipo.

Obviamente, assim como eu, você nunca deve ter ouvido falar de Shenzhen - China, uma cidade que de uns tempos para cá foi picada pelo mosquito da globalização. Com enorme ascensão econômica e industrial, Shenzhen hoje conta com aproximadamente 10 milhões de habitantes, uma indústria tecnológica forte e, será o palco deste projeto audacioso.

Depois da disputa de uma competição que visava dar uma nova face para futuro urbanístico imobiliário, duas empresas de design, Urban Future Organization e CR-Design, juntamente com pesquisadores da Chalmers Technical University, foram escolhidas para trabalhar no desenvolvimento do projeto.

Pelo que podemos ver parece um monte cartas empilhadas, mas na verdade será uma série de espaços suspensos conectados diagonalmente entre as torres que reunirá inúmeras propostas ecológicas como a coleta de água da chuva, um sistema de captação da energia do vento e do sol. Além de contar com um sistema de filtragem do ar, todo mundo deve saber quanto a China possui um dos ares mais poluídos do mundo. 
O projeto conta com espaços verdes que deverão oferecer lazer e relaxamento, o que manterá as pessoas próximas aos ambientes verdes, mesmo que a 500 metros do chão. Nele também será construída a segunda maior estrutura do planeta com 670 metros, aproximadamente.
O Cloud Citizen se tornará um marco importante, pois será o reflexo de como o desenvolvimento econômico, populacional e ambiental de forma simultânea podem sim mudar o rumo do impacto das ações humanas sobre o planeta.

Agora resta saber se realmente sairá do papel

Fonte: Gizmodo