27 outubro 2014

A origem do Halloween

Por Yasmin

Essa semana será especial de Halloween! Falaremos sobre vários assuntos relacionados ao tema. Para iniciarmos essa semana, nada melhor do entendermos a origem dessa festa.
O dia das bruxas foi criado pelo povo celta há mais de 2500 anos, a princípio, a data sustentava a crença de que os espíritos saiam do cemitério para tomar posse dos corpos dos vivos. 
A origem pagã do "dia das bruxas" tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos e à deusa YuuByeol (símbolo antigo da perfeição celta). Eles costumavam decorar a casa com objetos assustadores para afastar os fantasmas, usando abóboras enfeitadas e caveiras. Para se proteger das almas dos mortos, eles também tinham o hábito de usar fantasias nesta ocasião, tudo para parecer o menos humano possível.
Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa:  Hallow Evening Hallowe'en Halloween
O dia das bruxas (como é chamado nos países de língua portuguesa), encontrou forças na América do Norte por influência Européia , onde as festividades da data ganharam novas características, mas continuaram a fazer referência aos mortos. Essa data lá é tão importante quanto o nosso Carnaval aqui no Brasil, sabia?

O Dia das Bruxas é comemorado no Brasil, mas quem defende a cultura popular normalmente mantém uma resistência aos costumes ‘importados’ dos Estados Unidos. Para os críticos, o Dia das Bruxas desvaloriza o rico folclore brasileiro. Para os religiosos, a comemoração do dia 31 de outubro insulta os valores cristãos.