Pergunta rápida: porque você troca de celular? Por que... "ele está lento", "não aceita mais a nova versão do software", "a resolução da câmera é péssima", "a memória é muito pequena" ou "quero seguir a moda e ter a última geração".
Se pararmos para analisar muitas dessas nossas "desculpas" para trocar de celular, são devido a partes ou funções que o aparelho executa que de certa forma não nos agrada, mas ainda sim relevamos, pois na real não tem como "tirar". Mas e se existisse um aparelho que pudesse se adaptar ao que você mais necessita, seja uma câmera de melhor resolução, uma bateria mais duradoura, aquela tela de retina top enfim, se ele se adaptasse a você? Bom, esse smartphone existe e logo logo estará nas suas mãos. E ele se chama Ara.
O que é o Ara? Basicamente será o primeiro celular "desmontável" do mercado e, quando falamos em desmontável, estamos falando de câmera, bateria, memória, processador e até tela, tudo isso através de bloquinhos comprados separadamente e acoplados ao aparelho. É uma proposta interessante trazida pela Google, que pode revolucionar o mercado de smartphones uma vez que haverá a redução nos custos do aparelho.
Segundo a Google, o aparelho pode estar no mercado logo no início de 2015 porém, como o projeto ainda é recente não haverá muitos bloquinhos disponíveis no mercado, mas com o tempo e a aceitação do público logo terão inúmeros updates. O aparelho estará disponível em três tamanhos: pequeno (4,5x11cm), médio (6,8x14cm) e grande (9x16cm) e logo, novos designers para os bloquinhos surgirão também.
O legal é que essa tecnologia fará com que você invista seu dinheiro em partes que realmente você usará. Por exemplo, se você for um fotógrafo ou gosta basante de tirar fotos - escolherá "blocos" de câmeras melhores, se você está cansado de ficar sem bateria durante o dia - poderá comprar "bloquinhos" de bateria reserva. Esse celular se adaptará a você.
Sem contar a economia de matéria-prima, pois um aparelho que só troca as peças significa uma economia de recursos gigante, logo o planeta agradece.