Já parou para pensar em como as coisas que usamos em nosso dia-a-dia são "perfeitamente" projetadas para nossas necessidades, uma vez que são de fácil manuseio, leves e pequenas? É claro que demoraram anos para chegar ao design que conhecemos, alguns surgiram como "acidentes de percurso" e outros como ideias inovadoras que saíram no papel.
É graças a parceria entre o design e funcionalidade que alguns dos objetos do nosso cotidiano foram parar no MoMa - o Museu de Arte Moderna em Nova York.
Band-Aid| Inventado em 1920 por Earle Dickson, que querendo ajudar sua esposa com feridas na mão devido as atividades domésticas, fez o primeiro curativo. Como já era funcionário da Johnson & Johnson, sua ideia foi aceita e logo começaram a ser produzidos e vendidos com o nome Band-Aid. Os primeiros curativos não foram muito aceitos, apenas quando uma linha com estampa de desenho animado saiu, as vendas começaram a alavancar. O Band-Aid foi muito útil durante a Segunda Guerra Mundial, milhares foram enviados a Europa durante esse período.
Alfinete| Walter Hunt criou em 1833 a máquina de costura, mas temendo que seu invento acabasse com muitos empregos na época não patenteou a ideia, logo sua ideia foi roubada e patenteada em nome de outro. Anos depois ao entortar arame Hunt criou o Alfinete e claro, tratou de patentear a ideia e vendeu por US$400,00.
Camiseta| Item usado por baixo dos uniformes dos marinheiros e soldados americanos, em 1950 se torna popular graças a Marlon Brando em sua aparição no filme Um Bonde Chamado Desejo. Anos depois James Dean usa a camiseta e logo a camiseta vira sinônimo de rebeldia para época.
Camiseta| Item usado por baixo dos uniformes dos marinheiros e soldados americanos, em 1950 se torna popular graças a Marlon Brando em sua aparição no filme Um Bonde Chamado Desejo. Anos depois James Dean usa a camiseta e logo a camiseta vira sinônimo de rebeldia para época.
Palito de Fósforo| Foram necessários anos para chegar ao design do palito com cabeça vermelha, uma vez que os elementos usados na cabeça do palito eram venenosos e causavam doenças nos operários das fábricas. Só em 1910, uma empresa conseguiu encontrar uma química inofensiva e inflamável.
Camisinha| A história da camisinha é tão antiga que egípcios e romanos já faziam uso dos envólucros feitos com linho, intestinos de cabras, cordeiros ou peixes. Em 1685 na Inglaterra, recebem o nome de Condom e logo se popularizaram, pois preveniam doenças e impediam a gravidez. Ao longo dos anos foi deixando de usar pele de animais para o uso da borracha e mais para frente o latex. Até hoje empresas buscam desenvolver a camisinha "perfeita", uma que alie o prazer ao conforto.
Caneta Bic| A caneta que supostamente todo mundo já usou para escrever recados, textos, cartas de todos os tipos ou até para lançar bolinhas de papel com cuspe, guarda uns dos designs mais perfeitos: uma bola gira para passar a tinta para o papel, o furinho no corpo da caneta faz com o que a pressão interna seja a mesma externa, fazendo a tinta sair. É por isso que lendas dizem ser uma invenção de ET's que querem coletar informação de nós, terráqueos.
Fonte
Superinteressante Dez/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário